sexta-feira, 31 de julho de 2009
Kevin Smith
Ele meio que fecha a minha lista de diretores sacados =)
Nem sei por onde começar, para fazer um resumão da carreira de Kevin Smith, mas vou tentar.
O cara é diretor, roteirista, e produtor. Ele também escreve histórias em quadrinhos. Como não sou nerdona, dá um google ai no nome do cara que aparece o que ele já escreveu. Só sei que escreveu durante algum tempo as histórias em quadrinhos do personagem Demolidor, da Marvel Comics.
Em todos os seus filmes aparece a dupla Silent Bob (o próprio Kevin Smith) e Jay (Jason Mewes).
O Balconista (Clerks) foi o primeiro filme que eu assisti dele. Era super garotinha, e fiquei fãzona do cara que escreveu aquelas histórias que virou filme. Segundo o wikipédia, o balconista foi filmado na loja em que ele trabalhava e também ganhou o prêmio mais importante do Festival de Sundance em 1994.
Depois foi a vez de assinar o roteiro e a direção do filme Barrado nos Shopping.
Durante as filmagens Smith conheceu seus novos melhores amigos e atores para o seu próximo filme, Ben Affleck and Jason Lee, e também sua namorada na época Joey Lauren Adams.
Joey foi a pessoa que serviu de inspiração para o seu próximo filme Procura-se Amy (Chasing Amy).
Depois ele fez Dogma, e várias pessoas surtaram com o filme.
Ai foi a vez do filme O Império (do Besteirol) Contra-ataca (Jay and Silent Bob Strike Back)
Algum tempo depois escreveu e dirigiu o filme Menina dos Olhos (Jersey Girl). Que não foi assim um sucesso.
Antes de começar a filmar seu próximo filme O Balconista 2 (Clerks 2), ele recebeu um convite para participar do filme Pegar e Largar (Cath and Release). Nesse filme ele faz o papel de Sam, um personagem super fofo. É um filme lindo, que tem uma trilha sonora maravilhosa.
Seu mais recente filme foi o ganhador do melhor título brazuca de filme. Pagando bem, que Mal tem? ou o título original que é ( Zack and Miri Make a Porno) oi!, tudo a ver a tradução né?!
O filme é muito engraçado e está nas locadoras.
Filmografia completa do dono moço você encontra clicando aqui.
Ps.: quando eu assisti o clipe do The Magic Numbers eu maior acreditei que o Kevin Smith tinha trocado de emprego e virado vocalista de uma banda muito cool.
Vai falar que um não é a cara do outro =)
Zach Braff
O seu primeiro trabalho em que ele assina, tanto o roteiro como a direção é o maravilhoso filme chamado Hora de Votar (Garden State)
Ele faz o personagem principal Andrew. Um cara meio perdido, que parte para uma jornada interior, quando precisa voltar para sua cidade natal, após 9 anos longe. O filme tem vários personagens sacados. Como um amigo de infância dele, que inventou o velcro silecioso e ficou milionário, ou a personagem fofura da Natalie Portman.
A trilha sonora do filme é maravilhosa, tanto que Zach Braff ganhou um Grammy de "Melhor Compilação de Trilha Sonora para um Longa-Metragem".
Anos depois, ele faz o personagem Michael do filme Um Beijo a Mais (The Last Kiss), que aos 30 anos, com o casamento marcado, começa a se questionar sobre tudo. O filme também conta com uma trilha sonora incrível.
Os outros filmes que o do dono moço ai fez são:
2007 - O ex-namorado da minha mulher (Ex, The)
2006 - Um beijo a mais (Last kiss, The)
2005 - O galinho (Chicken Little) (voz)
2004 - Hora de voltar (Garden State)
2000 - O clube dos corações partidos (Broken Hearts Club: A romantic comedy, The)
2000 - Blue moon
2000 - Endsville
1999 - Getting to know you
1994 - My summer as a girl (TV)
1993 - Um misterioso assassinato em Manhattan (Manhattan murder mystery)
Ps.: o dia que o blogspot voltar a me amar, eu coloco as fotos dos posters dos filmes, que são lindos =)
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Cameron Crowe
Cameron é uma pessoa sacada, tanto que sua carreira começou aos 15 anos de idade, escrevendo matérias sobre música para a Revista Rolling Stone.
Ai alguns anos depois ele já escrevia o seu primeiro roteiro para o filme Picardias Estudantis (Fast Times at Ridgemont High) que foi não só importante para a carreira do próprio Cameron, como também lançou atores como Sean Penn, Forrest Whitaker e Nicolas Cage para o mundo. Por este trabalho, Crowe recebeu uma indicação para o prêmio da associação de roteiristas Writer's Guild de melhor roteiro adaptado para comédia. Ah e foi nesse filme também que ele conheceu a sua futura esposa a Nancy Wilson.
Um tempo depois ele escreve outro roteiro e faz sua estréia na direção com o filme Diga o Que Quiserem (Say Anything), que conta com o ator John Cusack.
Posteriormente ele escreveu e dirigiu a comédia romântica de grande sucesso Vida de Solteiro (Singles) estrelada por Matt Dillon, Bridget Fonda e Kyra Sedgwick. O filme fez um enorme sucesso, e contou com a participação de bandinhas como Alice in Chains, Soudgarden e Pearl Jam, que quando fez o filme ainda era uma banda desconhecida.
Foi meu primeiro filme que eu assisti do Cameron, e me apaixonei perdidamente. Tenho trilha sonora made USA e um VHS fuleiro do filme.
Depois foi a vez de escrever e dirigir o filme Jerry Maguire. Tom Cruise interpreta o personagem principal do filme. Em uma entrevista Cameron Crowe falou que quando encontrou o Tom pela primeira vez para discutir sobre o roteiro, ficou impressionado com a dedicação do ator ao projeto, já que o roteiro que Tom segurava, estava cheio de anotações pessoais e bem amassado =).
Por este filme Crowe recebeu indicações para o Oscar de melhor filme e melhor roteiro original, além de uma segunda indicação para o prêmio do Writer's Guild.O filme recebeu um total de 5 indicações ao Oscar, incluindo a indicação de Tom Cruise ao prêmio de melhor ator, com a premiação de uma estatueta de melhor ator coadjuvante para Cuba Gooding Jr.
Em 2000 filma sua auto-biografia, Quase Famosos (Almost Famous), contando seu início de carreira na revista Rolling Stone e tendo recebido o Oscar de melhor roteiro original.
Em 2001, faz a dobradinha com o Tom Cruise. Assina a direção e o roteiro do filme Vanilla Sky, que é a refilmagem do filme Preso na Escuridão, filme espanhol lançado em 1997.
Ai em 2005 escreve o roteiro e dirige o filme Tudo Acontece em Elizabethtown, com Orlando Bloon e Kristen Dust no elenco.
Seu próximo projeto vai ser um documentário sobre a banda Pearl Jam. O filme, segundo o guitarrista Mike McCready, será um documentário e fará parte das comemorações de 20 anos da banda, que ocorrerão em 2011 e também devem incluir o relançamentos de músicas antigas com novas mixagens e sobras de estúdio.
O cara respira música, tanto que todos os filmes do Cameron tem as trilhas sonoras mais sacadas possíveis.
Vou fazer um top 3 dos filmes que mais gosto do Cameron, junto com as falas mais sacadas:
1º lugar: Singles – Vida de Solteiro
Janet Livermore: Somewhere around 25, bizarre becomes immature.
Cliff Poncier: Janet, you rock my world.
Steve Dunne: I was just... *nowhere near* your neighborhood.
2º Lugar – Jerry Maguire
Laurel: I'm incapable of small talk.
Jerry Maguire: I love you. You... you complete me. And I just...
Dorothy: Shut up, just shut up. You had me at "hello".
Jerry Maguire: That's more than a dress. That's an Audrey Hepburn movie.
3º Lugar – Elizabethtown
Claire Corburn: Trust me. Everybody is less mysterious than they think they are.
Claire Colburn: I'm impossible to forget, but I'm hard to remember.
Claire Colburn: [voice over] Some music *needs* air. Roll down your window.