Cameron é uma pessoa sacada, tanto que sua carreira começou aos 15 anos de idade, escrevendo matérias sobre música para a Revista Rolling Stone.
Ai alguns anos depois ele já escrevia o seu primeiro roteiro para o filme Picardias Estudantis (Fast Times at Ridgemont High) que foi não só importante para a carreira do próprio Cameron, como também lançou atores como Sean Penn, Forrest Whitaker e Nicolas Cage para o mundo. Por este trabalho, Crowe recebeu uma indicação para o prêmio da associação de roteiristas Writer's Guild de melhor roteiro adaptado para comédia. Ah e foi nesse filme também que ele conheceu a sua futura esposa a Nancy Wilson.
Um tempo depois ele escreve outro roteiro e faz sua estréia na direção com o filme Diga o Que Quiserem (Say Anything), que conta com o ator John Cusack.
Posteriormente ele escreveu e dirigiu a comédia romântica de grande sucesso Vida de Solteiro (Singles) estrelada por Matt Dillon, Bridget Fonda e Kyra Sedgwick. O filme fez um enorme sucesso, e contou com a participação de bandinhas como Alice in Chains, Soudgarden e Pearl Jam, que quando fez o filme ainda era uma banda desconhecida.
Foi meu primeiro filme que eu assisti do Cameron, e me apaixonei perdidamente. Tenho trilha sonora made USA e um VHS fuleiro do filme.
Depois foi a vez de escrever e dirigir o filme Jerry Maguire. Tom Cruise interpreta o personagem principal do filme. Em uma entrevista Cameron Crowe falou que quando encontrou o Tom pela primeira vez para discutir sobre o roteiro, ficou impressionado com a dedicação do ator ao projeto, já que o roteiro que Tom segurava, estava cheio de anotações pessoais e bem amassado =).
Por este filme Crowe recebeu indicações para o Oscar de melhor filme e melhor roteiro original, além de uma segunda indicação para o prêmio do Writer's Guild.O filme recebeu um total de 5 indicações ao Oscar, incluindo a indicação de Tom Cruise ao prêmio de melhor ator, com a premiação de uma estatueta de melhor ator coadjuvante para Cuba Gooding Jr.
Em 2000 filma sua auto-biografia, Quase Famosos (Almost Famous), contando seu início de carreira na revista Rolling Stone e tendo recebido o Oscar de melhor roteiro original.
Em 2001, faz a dobradinha com o Tom Cruise. Assina a direção e o roteiro do filme Vanilla Sky, que é a refilmagem do filme Preso na Escuridão, filme espanhol lançado em 1997.
Ai em 2005 escreve o roteiro e dirige o filme Tudo Acontece em Elizabethtown, com Orlando Bloon e Kristen Dust no elenco.
Seu próximo projeto vai ser um documentário sobre a banda Pearl Jam. O filme, segundo o guitarrista Mike McCready, será um documentário e fará parte das comemorações de 20 anos da banda, que ocorrerão em 2011 e também devem incluir o relançamentos de músicas antigas com novas mixagens e sobras de estúdio.
O cara respira música, tanto que todos os filmes do Cameron tem as trilhas sonoras mais sacadas possíveis.
Vou fazer um top 3 dos filmes que mais gosto do Cameron, junto com as falas mais sacadas:
1º lugar: Singles – Vida de Solteiro
Janet Livermore: Somewhere around 25, bizarre becomes immature.
Cliff Poncier: Janet, you rock my world.
Steve Dunne: I was just... *nowhere near* your neighborhood.
2º Lugar – Jerry Maguire
Laurel: I'm incapable of small talk.
Jerry Maguire: I love you. You... you complete me. And I just...
Dorothy: Shut up, just shut up. You had me at "hello".
Jerry Maguire: That's more than a dress. That's an Audrey Hepburn movie.
3º Lugar – Elizabethtown
Claire Corburn: Trust me. Everybody is less mysterious than they think they are.
Claire Colburn: I'm impossible to forget, but I'm hard to remember.
Claire Colburn: [voice over] Some music *needs* air. Roll down your window.
Nenhum comentário:
Postar um comentário