sábado, 17 de abril de 2010

Vacinação Influenza H1N1

Eu fui tomar a vacina contra a gripe sábado passado. Fui as 9h30 da manhã no posto de saúde perto de casa. Não tinha fila, foi super tranquilo. E senti que fiz a minha parte. Minha obrigação de me proteger e também proteger quem eu amo e quero bem.
Meu irmão tem uma doença crônica respiratória. Ano passado eu surtei com a ideia de contrair a gripe e trazer pra casa. Não conseguia mais ir em cinemas, lugares lotados eu queria sair correndo. E por ai vai.
Ai na sexta-feira, eu recebo um e-mail com o seguinte assunto: Não Tomem a Vacina. 
Não abri, foi direto para a lixeira. Não quis nem saber do que se tratava.. Quais eram os argumentos.
Mas ai, dando uma navegada eu vi que a coisa toda está meio que ficando fora de controle. E agora em vez de informações sobre postos de vacinação e etc. Estamos tendo profissionais da saúde nas reportagens, desmentindo, lendas urbanas que o pessoal teima em sair por ai falando.

Estou falando por mim. Eu, Giselle. Tomei a vacina e não tive reação alguma. Não tive dor no braço, não tive febre e não apresentei nenhum outro sintoma ligado a gripe H1N1.

Fico assustada com o fato das pessoas, não estarem tomando a vacina por causa de um e-mail.
Será que essas mesmas pessoas se esqueceram do caos que foi o ano passado?
Se a intenção do e-mail é informar as pessoas, o e-mail podia ser mais democrático e colocar no final o site do governo explicado melhor a vacina. 

Você que esta na lista de prioridade do governo, não está lá por acaso. O governo não sorteou num esquema de dois ou um, pra você fazer parte dessa lista. Não é uma brincadeira isso. É um assunto muito sério.

Mas sei lá, você também pode esperar mais um pouco, o inverno chegar, começar a rolar uns casos de gripe aqui e ali. Ai você senta e espera um e-mail chegar com o assunto: Tomem A Vacina.

Aqui você encontra mais informações sobre a vacina:
www.vacinacaoinfluenza.com.br

5 comentários:

  1. Acho que esse post veio no momento certo e é bem adequado ao que está rolando por aí! Eu mesma, medrosa como sempre, já ouvi vários boatos sobre a vacinação e que me deixaram com um pouco de receio. Não sabemos exatamente até que ponto a eficácia da vacina atinge, mas também sabemos que se trata de uma oportunidade de imunização e diminuição nos riscos de contágio. Aliado à isso, higiene e cuidados devem ser mantidos a todo momento. Sou meio neurótica sabe!? =p mas acredito no bom senso e nos cuidados básicos.

    beijos e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Isso é intriga, sabe? O governo garantiu que a vacina é segura e as reações acontecem só em 1% dos casos. Acho que o governo não ia dar uma vacina de quinta categoria pro povo, né?

    Tomei e também não tive nenhuma reação, nem dor no braço... E é isso, fizemos nossa parte! o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. a gripe suína tem a incidência de morte menor que a gripe comum... todo esse estardalhaço é pq é uma gripe diferente e nova, sendo q é menos mortal q a gripe a gente conhece ha mto tempo... eu nao to nem ai pra essa porcaria, nao vou tomar vacina nenhuma e nao tenho medo nenhum de lugares cheios... é uma questão de lógica, nao precisa ser mto inteligente nem ter mto conhecimento pra perceber q essa porcaria nao é tao mortal quanto a tv faz parecer ser.

    ResponderExcluir
  4. Cocolaum,

    até janeiro de 2010, o Brasil teve mais de 27 mil casos de Influenza H1N1. Destes, 1.632 evoluíram para óbito. A pandemia é real e o Ministério da Saúde está cumprindo sua responsabilidade de prevenir a população brasileira do vírus.

    Para mais informações:
    comunicacao@saude.gov.br

    ResponderExcluir
  5. Em todas as campanhas de vacinação, realizadas pelo mundo, surgem teorias de que estas imunizações causam sérios danos ou até morte. Porém, estes fatos não são verdadeiros. Nosso país tem tradição em campanhas de vacinação. Já erradicou doenças e diminuiu os danos causados por muitas outras. A vacina é justamente para ajudar a diminuir os males provocados por um vírus que matou milhares de pessoas pelo mundo e, centenas no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais efeitos colaterais da vacina são dores de cabeça, nos músculos e articulações e febre. São sintomas leves, que devem durar cerca de dois dias. Em casos mais raros, pode haver reação alérgica.

    ResponderExcluir