quarta-feira, 4 de março de 2009

Pense Global, Aja no Local

Esse post vai para a Nath do blog fofura http://floresnajanela.com/, que fez uma listinha de como você pode fazer sua parte para ajudar.
O calor...não tem como não falar dele. Ele está aqui, fazendo todo mundo suar até não poder mais. Eu olho em volta e me assusto, sério mesmo. E ninguém faz nada pra ajudar. Ai você me pergunta o que você faz Giselle?
Eu faço coisas que estão ao meu alcance, pode parecer pequeninho o que eu faço, mas gosto de pensar que eu faço eu junto com mais milhares de pessoas fazendo a mesma coisa, e ai já estamos contribuindo com alguma coisa, certo?
• Reduzi meu tempo no banho. Tá eu gostaria de ficar nos 10 minutos, mas meu cabelo me dá o tempo limite de 20 min, acho muito e estou tentando diminuir para 10 min e estou quase lá.
• Reciclo, qualquer coisa que você me der na mão. E ando pensando seriamente em fazer algum artesanato com reciclagem =) O bom é que se você mora em SP, tem um montão de lugar que aceita as coisas que você reciclou. E por favor né, lave as embalagens, não deixe alimentos lá, porque ai quando você for pegar as coisas para levar para a reciclagem vai sair um inseto/animal muito grande de lá e você vai desistir de reciclar.
• Torneira fechada: na hora de escovar os dentes, na hora de fazer a barba (não vale fazer no banho com o chuveiro, se você fizer isso vai gastar muito mais água ) na hora de ensaboar as louças e por ai vai. ( nem preciso abrir um parênteses aqui para a lavação de calçada / carro e outros né?)
• Óleo: Aquele simpático óleo que você acabou de usar para fazer aquela super porção de batata frita, não deve ir para o ralo da cozinha, você tem duas opções: pode guardar em garrafas pets (depois de frio) e descartar no lixo orgânico ou entregue-o a entidades que fazem o seu reaproveitamento. Segundo a Sabesp, um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água.
• Poluição: Falar disso ainda mais hoje, que eu acho que chegamos nos 37° é sacanagem, mas olha temos que refletir sobre isso. Usar mais o transporte público, uma bike e por ai vai. Mas tentar deixar o carro na garagem. Sei que as vezes é inviável, mas tente por um dia apenas. Vai fazer diferença, pode ter certeza.
• Lixo no Lixo. Quando não encontro uma lixeira próxima jogo dentro da bolsa, vale até levar na mão se você não usa bolsa, mas no chão não. Imagine você jogou uma simples latinha de refrigerante na rua, ai você pensou, o que é uma latinha nesse mundão né? Ai você pode pensar assim em seguida, nesse exato momento mas 50.000 pessoas estão fazendo o mesmo, pensou? até eu que sou péssima em matemática sei que o resultado disso é 50.001 latinhas circulando por ai no chão. (cuidado com embalagens de sorvete, uma vez eu guardei uma embalagem de sorvete de uva dentro da minha bolsa, até achar uma lixeira e não reparei que ainda restava sorvete lá ... ficou bem interessante)
Ficou confuso o post né, sorry. Por hoje é só pessoal.

Um comentário:

  1. eii Gi!
    ahh que fofo você dedicar o post pra mim!
    eu fico muito feliz de ver que tem mais gente por aí tentando ser mais camarada com o meio ambiente. o que a gente faz pode parecer pouco, mas vale muito quando se junta às milhares de pessoas por aí tentando ajudar. pretendo continuar postando essas dicas, porque tem muita gente que nem se liga para o lance do óleo contaminar a água, por exemplo.

    continue assim, de pouco em pouco a gente chega lá =)
    beijo!

    www.floresnajanela.com

    ResponderExcluir