domingo, 31 de outubro de 2010

Couve-flor gratinada

Bom eu tenho uma opinião formada sobre alimentos saudáveis que você transforma em não saudável. Tipo manja fazer berinjela frita. Você pegou um alimento super hiper mega simpático para sua saúde e fritou!
Mesma coisa com couve-flor. Eu curto muito couve-flor, mas sempre fui contra por exemplo: fritar a coitada. Sempre comi ela em salada, tipo super light. Não que eu seja a pessoa mais saudável do mundo, sou completamente o oposto. Sou quase 100% junk food.
Mas sou louca por qualquer coisa que envolva molho branco e que não envolva queijo ralado.
E nunca tinha comido couve-flor gratinada. Então hoje eu resolvi fazer uma couve-flor gratinada.
Eu peguei a ideia dessa receita aqui: http://www.panelaterapia.com/2010/10/couve-flor-gratinada-light.html.
Só que essa receita é super light e ela fez um molho branco super diferente.
Bom a minha receita foi meio uma parte dessa receita e outra parte a minha receita.
Eu faço um molho branco meio diferente, e cada vez que eu faço um molho branco eu consigo fazer ele mais meu amigo. Agora consigo até deixar na consistência que eu quero.

Então papel e caneta amigos, vamos a receita:
(tá nem é uma receita assim tipo receita vou meio que falar mais ou menos como eu fiz)

Couve-flor Gratina 50% receita da Giselle

Igredientes que eu usei:
1 Couve-Flor pequena
Um punhado de ervilha (usei em lata)
Quase 100 gr de peito de peru fatiado
100 gr de mussarela
molho branco

Modo de preparo do meu molho branco:
Bom meu molho branco é assim:
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de cebola ralada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de leite
Sal e noz moscada a gosto.

Modo de fazer:
Leve ao fogo a manteiga até derreter. Frite um pouco a cebola e depois jogue a farinha de trigo e deixe fritar um pouquinho até ficar meio dourada. Mexendo sempre jogue aos poucos o leite. Depois mexendo espere ferver. Quanto mais tempo ele passar no fogo mais grosso ele vai ficar.
Obs.: O lance do molho empolatar é meio que na sorte. Mas meu, depois que o lance tá lá misturado no macarrão ou na couve-flor ou whatever, a última coisa que vc vai ouvir é: nossa mais o molho está cheio de pelotas hauhauhau Sério a pessoa vai ver tudo misturado e vai achar que foi um charme seu no prato =). Eu não uso creme de leite no meu molho branco. Já usei por um tempo, mas percebi que ele era meio que desnecessário. Eu adoro noz moscada então eu coloco bastante. Mas o sabor fica forte, então se vc não curte, manere.

Montagem do prato
Eu cozinhei a couve-flor em água e sal. Depois eu forrei um refratário com a couve-flor, ai fui colocando ervilha nos espaços que sobraram de uma couve-flor para outra, ai eu fui picando na mão mesmo o peito de peru e um pouco da mussarela. Eu reservei algumas fatias da mussarela pra colocar em cima na hora de gratinar. Mas se vc curte queijo ralado use no lugar. Depois de tudo bonitinho você joga o molho branco por cima. Ai coloca as fatias restantes de mussarela. E bota pra gratinar. Derreteu o queijo o prato está pronto.

Tipo assim, a foto não faz justiça ao prato. Pq dessa vez eu acertei viu =) Ficou super supimpa.
Mas vou colocar a foto horrenda mesmo assim.

E ai que você super precisa de uma trilha sonora boa pra cozinhar, a minha hoje por um tempo foi John Mayer.

Um comentário:

  1. A simpatia e doçura com que escreve seus posts, suas receitas, músicas, filmes e tweets é tão fascinante que melhora muito meu humor a cada visita. Você é um oasis de carinho em meio a tanta coisa feia e chata nesta terra de ninguém que é a Internet. Simplesmente apaixonante, continue sempre assim, é uma pessoa linda, maravilhosa! Obrigado por nos compartilhar um pouquinho de seu divertido mundo! Beijão!

    ResponderExcluir