sexta-feira, 28 de maio de 2010

Receita: Bolo Fofo de Chocolate

Minha doce amiga Sandra Caramelo é a dona do blog fofo apenasumavez.
Um dia desses por MSN ela me falou que não podia comer por um tempo nada que tivesse leite.
E ai ela rolou a seguinte conversa:

Sandra Caramelo: - Poxa mais ficar sem chocolate vai ser a parte mais difícil.
Eu: - Minha querida amiga, seus problemas acabaram.

Porque amigos eu tenho a receita super sacada de um bolo de chocolate que não vai leite na parada.
Eu lembro que esse bolo foi um dos meus primeiros experimentos na cozinha. E tipo, e mesmo não sabendo fazer um miojo direito, eu sempre acertei no bolo. Porque não tem como errar. Ele é seu amigo. Vai por mim.
E eu só vejo vantagem nessa receita. 1º Ela é de chocolate 2º Depois de fazer, vc fica com a tigela para raspar 3º A sua casa inteira cheira a chocolate enquanto ele esta assando no forno. E muitas outras.

Bolo Fofo de Chocolate

Ingredientes:
2 xíc. (chá) de Farinha de Trigo
2 xíc (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de chocolate em pó (não use achocolatado tipo toddy e nescau)
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xíc (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de água morna
6 gemas
6 claras batidas em ponto de neve firme
margarina para untar
papel manteiga para forrar a forma. (totalmente desnecessário, eu nunca uso, unte a forma com margarina e farinha de trigo que fica muito bom) Acho que o lance do papel manteiga é pra quem é profissional =)

Modo de Preparo

Numa tigela, peneire por 2 vezes todos os ingredientes secos. Reserve
( Peneire um vez só que já tá ótimo)
A parte num recipiente junte o óleo, as gemas, a água e mexa bem.
Coloque na tigela reservada e bata até ficar liso. Acrescente as claras em neve e mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea.
Coloque em forma retangular untada e forrada sobre o papel. (use uma forma retangular mesmo, não faça na redonda ou com furo no meio, é muita massa.)
Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura moderada (180º) por aproximadamente 40 min.
(leva mais ou menos esse tempo mesmo, mas antes de desligar o forno depois dos 40 min,  teste com palito. Enfia um palito no centro da massa, saiu seco é que está pronto.)
Depois de assado você cobre com a cobertura da sua preferência.

A minha cobertura foi de:
Ganache de Chocolate.
Eu usei uma barra de 160gr. de chocolate meio amargo da hershey's
E uma caixinha de creme de leite

Aqueça um pouco de água no microondas, derreta o chocolate em banho maria, quando ele estiver completamente derretido, misture o creme de leite.

Ps.: pra quem assim como minha amiga caramelo, não pode comer leite, não faça essa cobertura né, invente outra aí)


ai vc se joga no chocolate =)

3 comentários:

  1. Ah, obrigada querida amiga, por salvar meus dias com um alimento à base de cacau que não envolve leite....foi um achado. Calma, eu não fiz o bolo ainda, por pura falta de tempo...mas assim que fizer....posto algo também, com foto e tudo, para homenagear minha heroina do chocolate!

    A foto do seu está deliciosa! Vamos nos jogar mesmo!

    beijos! te adoro!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que cara boa! E bolo de chocolate é uma maravilha, né? Vou salvar a receita aqui!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. pow gostei do blog e já tow seguindo...!!!
    da uma sacada no meu: sacadadiaria.blogspot.com
    abraço!

    ResponderExcluir